quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Viagem dezembro/2017 (parte 1)

Olá!!
Nesta viagem priorizamos algumas metas, além das benesses intrínsecas: rever saudosos amigos e cumprir compromissos em Curitiba.
Seguimos pela BR-277, pedagiada, em bom estado e, para nossa sorte, com pouco trânsito. Após rodarmos o dia inteiro, seguimos para a pequena e bela Carambeí, colonizada por holandeses, proxima à Ponta Grossa.
A primeira parada foi na Frederica's Koffiehuis, uma confeitaria muito famosa na cidade.  Dentre as tantas tortas maravilhosas, recomendamos a Suíça e a de Damascos, mas todas são saborosíssimas...
Ambiente bem agradável, decorado com peças antigas, parecendo "casa da vovó", com lindo jardim para recepcionar o visitante.
Frederica's Koffiehuis - San&Dan

Saboreando tortas da Frederica's - San&Dan
No dia seguinte fomos ao belíssimo Parque Histórico de Carambeí  (abre as 11h).
Parque Histórico Carambeí - San&Dan
A cidade de Carambeí, apesar de pequena em tamanho (20 mil habitantes), possui exemplares cooperativas e agroindústrias,  que geram muitos empregos e movimentam a economia. A base principal de negócios é leiteira, desde os primeiros imigrantes holandeses.
Almoçamos no Restaurante Aroma,  anexo ao recém inaugurado Supermercado Rickli, cordialmente recepcionados pelo proprietário.  A vista do restaurante é linda: os campos e Ponta Grossa.  A comida é muito saborosa, variada (saladas, massas, carnes, peixes); o atendimento gentil e atencioso.  Nos finais de semana, servem café colonial à tarde.
Restaurante Aroma - San&Dan
Buffet Restaurante Aroma - San&Dan
Vista desde o restaurante: Ponta Grossa - San&Dan
Após almoçarmos, voltamos para o Parque Histórico, para continuarmos a visita.  A guia Brenda nos acompanhou e explicou sobre as casas ali reconstruidas, o parque, as peças antigas,...
É importante salientar que, para a visita ao parque caminha-se muito, portanto, roupas e calçados confortáveis são ideais; bem como de 2 a 3 horas exclusivas para o percurso, pois o espaço é bastante extenso.
O parque é particular (não tem vínculo com órgãos governamentais), é auto-suficiente e faz gestão financeira equilibrada para deixar tudo em ótimas condições de limpeza, atendimento e manutenção.
As casas do parque foram montadas, com base nos relatos e fotos de época; representam a vida básica da comunidade (igreja, escola, leiteria, açougue,...).
Há também casas de imigrantes, com objetos e móveis de época, no estilo usado por eles: com toalhas e tapetes de parede bordados, lampiões, máquinas de costurar, fornos a lenha; tudo perfeito e minuciosamente organizado.
Entrando no parque histórico - San&Dan
Interior de casa holandesa - San&Dan
Estação ferroviária - San&Dan
Igreja, flores e casas - San&Dan
Interior casa holandesa - San&Dan
Após algumas casas, chegamos ao Museu de Tratores, com dois galpões e variados modelos, de épocas e funcionalidade diferentes.
Trator Ferguson - San&Dan
Museu dos tratores - San&Dan
Depois continuamos a caminhada até o Parque das Águas (tudo dentro do mesmo parque Histórico);  nesta área, procuraram demonstrar o conhecimento dos holandeses quanto ao uso de águas, construção de diques, uso eficiente  de água e energia. Há também um pequeno museu com várias máquinas de costurar..
Parque das águas - San&Dan
Parque das águas e moinho - San&Dan
Máquinas de costura - San&Dan
Fizemos uma breve pausa, fomos comer torta com café, na cafeteria anexa ao Parque, em cujo piso superior situa-se o museu, com casa típica (móveis, utensílios, tecidos,.. ), uma venda (balcão,alimentos, balanças,...), escola com carteiras, quadro negro, alunos, professor,...
Contou nossa guia que ali era uma estrebaria (onde ficavam as vacas) e, na época, os donos construíram o piso (sobre a estrebaria),  para um salão de bailes!
Museu: cozinha holandesa - San&Dan
Um dos primeiros leiteiros - San&Dan
A antiga "venda" - San&Dan
Carambeí nos trouxe boas e lindas surpresas,  e para encerrar bem, participamos de um evento para os funcionários (e visitantes) da Frísia (antiga Batavo):  o show de Natal com a Família Lima. Como a nossa máquina fotográfica não gosta de cenas noturnas, as fotos que tiramos não ficaram muito boas, mas, fica na memória...
Decoração natalina - San&Dan
Família Lima - San&Dan
Vista de nossa janela - San&Dan
Novo dia, lá fomos nós para a estrada, seguimos para Curitiba. Apesar de longo congestionamento em Campo Largo, chegamos no camping da Só Trailer as 13h.
As obras no espaço do camping já estão praticamente concluídas, reencontramos os amigos Pedro Ivo e Mariene, Douglas, Celso e Euridice. Dan ganhou uma maquininha de MDF, feita pelo Junior, que faz muitos outros pequenos e perfeitos objetos com processo a laser.
Só Trailer - Curitiba - San&Dan
Junior e a Maquininha - San&Dan
Miniatura de cadeira de barbeiro - San&Dan
No domingo, aproveitamos para ir na Feira do Largo da Ordem: basicamente artesanato, de todo tipo: patchwork, pintura, desenho, arte com papel, madeira, couro, roupinhas de bebê e adulto, selos e moedas, antiguidades, guloseimas, bijouterias de diversos materiais, enfim, umas 3 horas de caminhada.  Visitamos ainda a bela Mesquita Islâmica, com bastante fluxo de turistas.
A segunda feira, foi dia de cumprir compromissos agendados na capital e, na terça, seguimos viagem, rumo a Pomerode.
Até a próxima postagem...