quinta-feira, 12 de abril de 2018

Viagem Europa 2018 - Espanha (parte 06)

Obs.: para ampliar as fotos, basta clicar sobre elas.

Hola!
Em Ponferrada, ficamos na Área de Serviços La Peregrina, anexa a um posto Shell. O valor de €5,00 permite o estacionamento 24h, com energia, água e esgoto.
Área de Serviços La Peregrina - San&Dan
Pela manhã, fomos procurar uma lavanderia automática, pois com tanta chuva, as roupas limpas estão rareando...
Durante a lavagem e secagem (aprox. uma hora), fomos até o centro, buscar mapa e informações sobre a cidade.
Plaza Mayor e Ayuntamiento - San&Dan
Ponferrada: capital da comarca Del Bierzo, cujo nome origina da construção de ponte medieval (séc XI) reforçada com ferro (pons ferrata), para facilitar a passagem dos peregrinos para Santiago. A cidade foi sede do Enclave da Ordem dos Templários (séc.XII-XIV);

Falando de música... - San&Dan
Após almoçarmos, fomos com motorhome até o outro parking gratuito, mais próximo do centro.
Tivemos sorte, pois nas quartas-feiras, todos os museus são gratuitos! Primeiro, visitamos a Basílica Santa Maria Encina, simples por fora, mas ricamente decorada, o único ruído que se ouve é do grande relógio de pêndulo (em uma das paredes).
Basílica - San&Dan
Altar principal, com os laterais - San&Dan

O relógio de pêndulo - San&Dan
Depois, algumas fotos da linda Torre do Relógio e externas do castelo. Às 16:30h, fomos para o Castelo dos Templários, iniciar a visita.
Torre do Relógio - San&Dan
Castelo dos Templários: sobre uma parte elevada da cidade, foi sendo construído aos poucos pelos Templários (monges cavaleiros, pertencentes a esta primeira ordem militar do mundo). Foi confiscado, no séc.XIV, passou por várias mãos, até que, a partir de 1507, os Reyes Católicos tomaram conta da fortaleza. Possui cerca de 8 mil metros quadrados, sua biblioteca abriga uma das melhores coleções do mundo, no gênero.
Castelo dos Templários - San&Dan

Interior do castelo - San&Dan
Olhando as montanhas ao longe - San&Dan
Em frente ao castelo, tomamos um saboroso e restaurador chocolate quente com torta de nozes, na Confeitaria Liebana,.
Voltando para o centro, visitamos o Museu do Rádio Luis Del Olmo (www.museuradioponferrada.com), em homenagem o radialista, de mesmo nome.
Possui mais de 300 aparelhos, desde as origens do rádio (galenas, fonógrafos, alguns incorporados em imenso mobiliário), até os modernos eletrônicos.
Pequenos souvenirs do museu do rádio - San&Dan
Dan no estúdio modelo do Museu do Rádio - San&Dan
O museu apresenta de modo didático a história do rádio na Espanha, contando ainda com arquivo sonoro.

Rádio Galena - San&Dan
Variados modelos - San&Dan
Mais uma caminhada e chegamos a antiga cárcel (1565-1771) e atual Museu Del Bierzo (história da cidade e região, desde a pré-história até atual).
Museu del Bierzo - San&Dan
Tear para linho - San&Dan
Vento gelado, garoa fina, retornamos para motorhome, pernoitamos ali mesmo no parking gratuito.
Novo dia “glacial”, seguimos para Astorga, onde há uma Área de Serviços atrás da Plaza de Toros. Estacionados, fomos passear na cidade.
Estacionamento em Astorga - San&Dan
Astorga: Asturica Augusta (15-10 a.C.), possui longa história, por onde passavam as antigas vias romanas e atualmente, autovias e trem de alta velocidade. Povos variados deixaram sua marca ao longo do tempo (romanos, judeus, suevos, visigodos) e é cidade de passagem de peregrinos a caminho de Santiago.

As primeiras vistas da cidade impressionam: muralha, catedral, edifícios antigos. Nossa primeira parada costumeira, para angariar informações, a Oficina de Turismo.
Foto de folder (Castelo Gaudí e Catedral) - San&Dan
Depois, visitamos o Castelo de Gaudí ou Palacio Episcopal; que foi encomendado pelo bispo Juan Bautista Grau. Gaudí iniciou a obra em 1889, mas em função dos trabalhos na Sagrada Familia (Barcelona), não mais retornou à cidade. Muitos elementos lembram a Sagrada Família (ramificações, iluminação, arcos, cores).
Castelo de Gaudí - San&Dan
Colunas, arcos, cores - San&Dan

Capela principal - San&Dan
Sala de reuniões com vitrais - San&Dan

Subsolo com colunas e arcos - San&Dan
Após longos anos e alguma dificuldade em ocupá-lo como residência Episcopal, desde 1963 é Museu de los Caminos e, restaurado há alguns anos, está em seu esplendor.

Passava das 13:30h quando fomos procurar por um almoço rápido. Na Plaza Mayor, analizado o menu do Bar El Uno, arriscamos entrar para ver como seria.
Embora lotado, prontamente o garçom nos encaminhou para outra sala, vazia e com várias e antigas mesas. Pedimos um cheese burguer e fomos surpreendidos com um delicioso cheese burguer no prato, com muitas batatas fritas e molho. Ótimo e rápido atendimento, muito saboroso, com preço bom.
Plaza Mayor e Ayuntamiento - San&Dan

Completo e saboroso - San&Dan

Depois do almoço, caminhamos e fotografamos a Igreja S. Bartolomé (séc.XI), Igreja S. Francisco (séc.XVII) e parte das ruínas romanas (piscinas, mosaicos e restos de salas).
Igr. S. Bartolomé - San&Dan
Dimensão da muralha - San&Dan
Fomos ao jardim e à muralha, com lindas vistas da parte baixa da cidade. Visitamos o pequeno Santuário de Fátima (antiga igreja San Julian), com seu bonito interior.
Santuário de Fátima - San&Dan
Lindo interior do santuário - San&Dan
Visitamos a Catedral, iniciada em 1471 sobre uma anterior igreja românica, possui bela fachada, com passagens bíblicas retratadas, muitos elementos barrocos. A visita começa pelo museu e tesouro da catedral (imagens, crucifixos, livros...).
Frente da Catedral, mal cabe na foto - San&Dan
Arcos e detalhes da bela fachada - San&Dan

Parte do museu e tesouro - San&Dan
As dimensões de seu interior em tudo surpreendem: altura dos pilares e teto, cadeiral talhado em madeira e seu órgão com mais de 2 mil tubos, altares, portas.
Altas colunas e fundos do cadeiral - San&Dan
Lindo cadeiral - San&Dan
 Entalhes decoradíssimos - San&Dan

Órgão imenso - San&Dan
Belíssimo Altar Mayor - San&Dan
Infelizmente, algumas pessoas não demonstram o menor respeito pelo local consagrado, falam alto, mexem e entram onde não devem,... Talvez supõem que pagando o ingresso tem direito de fazer o que quiser. Ou é falta de boa orientação quando crianças.
Muralha e vistas da catedral - San&Dan
Pelas 17h, voltamos para o estacionamento e, como não havia outros motorhomes, resolvemos seguir para León, mas isto fica para a próxima postagem.