quinta-feira, 12 de abril de 2018

Viagem Europa 2018 - Espanha (parte 5)

Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.
Hola!
Domingo de Páscoa, saímos de Pontevedra, por rodovia estreita e linda, com alguns peregrinos de Santiago ao longo da estrada (Caminho Português).
Na pequena Padrón, a grande festa anual da cidade, milhares de veículos e pessoas, com estacionamentos lotados por uns 5 km. Até nos campos fora da cidade.

Um pouco antes do meio-dia, chegamos na emblemática Santiago de Compostela, e fomos ao Camping Las Cancelas (cerca de €30/dia), mas após muito tempo de espera com o atendente falando ao telefone a algum amigo, sem a menor menção de atendimento, desistimos. Seguimos para o estacionamento Salgueriños, onde já ficamos outra vez (2013), almoçamos, descansamos e fomos até o centro a pé e com vento congelante (uns1,5km que pareceram bem mais).
Parking Salgueiriños - San&Dan
Santiago de Compostela: capital da Galicia é a meta final dos Caminhos de Santiago, os quais cerca de cem mil peregrinos percorrem a cada ano. É reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Convento Sta. Clara - San&Dan
Praça e fundos da Catedral - San&Dan
Fotografamos igrejas, ruas, praças, até chegarmos à Praça do Obradoiro, em frente a famosa Catedral (em obras na fachada principal).
Catedral de Santiago (fachada em obras) - San&Dan
Palacio Rajoi - San&Dan
Colégio San Jeronimo - San&Dan
Na cidade havia mais turistas que peregrinos, talvez aproveitando os feriados da Páscoa.

Visitamos a Catedral, com muitas filas para todos os locais, em destaque ao túmulo de Santiago. Retornamos para o estacionamento de ônibus (rápido e barato); depois a um MacDonald próximo para acessar internet e tomar um café.
Altar principal - San&Dan
Vista de um dos órgãos - San&Dan
Optamos por seguir viagem na manhã seguinte, fazendo uma parada para abastecer diesel e despensa no Carrefour de Lugo e, pelas 16h, chegamos na Área de Serviços de Lugo (gratuita e próxima ao centro).
Novo dia, e mesmo com o tempo ainda carrancudo, fomos passear na cidade:
Estacionamento em Lugo - San&Dan
Lugo: Lucus Augusti (ano 14 a.C.), cercada com muralha de mais de 2km e 85 grandes torres (restam 02 completas); é a única muralha romana ainda íntegra do mundo e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O caminho primitivo de Santiago atravessa a cidade pelo eixo medieval, possui vários museus e casas com restos de construções romanas.

Entramos no “casco histórico” pela Porta de Santiago, e dali acessamos a muralha. É possível dar a volta nesta parte antiga, caminhando sobre a muralha. (Alguns veículos de limpeza a percorrem)
Porta de Santiago - San&Dan
Porta de Santiago (vista interna) - San&Dan
Vista parcial de cima da muralha - San&Dan
Em frente, fica a Catedral Santa Maria (iniciada em 1129). O altar e cadeiral são belíssimos, dos mais lindos que já vimos, porém, durante as missas, o padre e alguns fiéis “selecionados” ficam próximos ao altar, isolados do restante por um "cercado".
Catedral Santa Maria - San&Dan
Altar principal - San&Dan
Lindas capelas laterais, portas ricamente decoradas e, atrás do altar localiza-se a Capela da Virgem dos Olhos Grandes, barroca, executada no séc. XVIII.
Capela Virgen de los Ojos Grandes - San&Dan
Cadeiral e parte do imenso órgão - San&Dan
Depois fomos à Plaza Mayor; Concello (prefeitura); Oficina de Turismo onde também há um museu com informações sobre a muralha e origem da cidade.
Fundos da Catedral - San&Dan
Concello - San&Dan
Oficina de Turismo e fonte - San&Dan
Caminhamos em outras ruas, saímos pela Porta do Bispo e reentramos pela Porta Campo Castelo. Visitamos ainda a Igreja Santiago a Nova e, como começava a chover, voltamos para o motorhome.
Plaza Mayor - San&Dan
Porta do Bispo - San&Dan
Como a chuva não dava trégua, optamos por seguir para a próxima parada: Ponferrada, mas isto fica para a próxima postagem.