sábado, 21 de abril de 2018

Viagem Europa 2018 - França (parte 09)

Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.
Bon Jour!
Em Lourdes, na Área de Serviço, a entrada/saída e o pagamento, são feitos somente numa máquina automática (cancela/guichê), com cartão de crédito; que se insere na entrada. Ao sairmos, não aceitou nosso código, e a mensagem dizia “pagamento não efetuado”; ora, como pode pagamento não efetuado se já aceitou na entrada?

Eram 8:45h da manhã e a atendente da secretaria viria apenas as 10h!
Imaginamos que ela nos viu pela câmera, e chegou para nos ajudar, após uns 30 min.. Explicou ela que, para renovar a diária é necessário sair com o motorhome e reentrar! (!). Coisas do “sistema”.

Enfim fora, fomos para a estrada e, ao longo do dia, a chuva voltou, porém mais fraca.
Área de Serviços na rodovia pedagiada - San&Dan
Viaduto do trem - San&Dan
Castelo em Foix - San&Dan

Passando por Carcassone (visitada em 2013) - San&Dan
Às 18h, chegamos na Área de Serviços de Narbonne. Haviam apenas 03 vagas disponíveis. Estacionamos, ligamos a luz e ficamos dentro do motorhome, nos aquecendo.
Área de Serviços em Narbonne - San&Dan
Domingo pela manhã, um pouco de nuvens, mas logo o sol veio com força. Fomos até o Carrefour (uns 500m), e estava fechado, assim como todas as lojas do centro comercial. Fomos ver os horários dos ônibus, para ir passear na cidade: mas domingos e feriados eles não circulam!
Aproveitamos o dia de sol para colocar ordem nas coisas, guardar itens não mais utilizados; arrumar as botijas de gás e os pequenos baús; limpar e arejar tudo (roupas e casa).

Para o almoço, fomos num Burguer King próximo (lotado), onde aproveitamos para acessar rapidamente a internet. Perto dali, uns rapazes estavam com seus (aqui) raros Fuscas (Coccinelles), passeando no domingo...
Fuscas (Coccinelle) - San&Dan
Original e lindo - San&Dan
Segunda pela manhã, nublado e vento congelante. Fomos para a cidade com o ônibus (gratuito para quem está na Área de Serviços!).
Canal de la Robine - San&Dan
Narbonne: cidade romana de Narbo Martius, foi a segunda cidade romana estabelecida fora da Itália (a primeira foi Cartago), no ano de 118 a.C. Está ligada ao Canal du Midi e ao Rio Aude pelo Canal de la Robine. Ao longo dos séculos, foi ocupada por muitos povos diferentes (árabes, sarracenos, vikings, entre outros).
Canal de la Robine e eclusa - San&Dan
Passarela florida sobre o canal - San&Dan
Fomos ao Office de Tourisme buscar mapa e informações; fotografamos o canal de la Robine, as lindas pontes e passagens, depois, ao mercado Les Halles (mais da metade das lojas fechadas).
Ponte dos Mercantes - San&Dan
Les Halles - San&Dan
Voltamos para o centro antigo, para visitar o Hôtel de Ville (administração municipal) e ali perto, a Catedral St. Just e St. Pastor. A imensa Catedral, construída de 1272 à 1332, com órgão (de 1721) e altar com baldaquim indescritíveis, mas uma curiosidade: está inacabada. Em várias épocas tentaram terminá-la, mas parece que não terá continuidade.
Hôtel de Ville - San&Dan
Lindo edifício, "Aux Dames de France" - San&Dan
Catedral, com parte inacabada - San&Dan

Baldaquim do imenso altar - San&Dan
Dimensões exageradas do órgão - San&Dan
Andamos por algumas ruelas e chegamos ao Horreum, galerias romanas subterrâneas, do séc. I e encontradas durante escavações para obras, a uns 5 metros abaixo do nível do solo. O valor pago não vale a visita (e atendimento rude), mas só se aprende assim.
Galerias subterrâneas do Horreum - San&Dan
Cenário demonstrando como era quando ocupado - San&Dan
Era segunda-feira, mas muitos comércios estavam fechados. A Policia Municipal nos indicou uma boulangerie/pâtisserie (padaria/confeitaria), perto do Canal de La Robine.
O local é pequeno, mas sempre lotado. Comemos um grande sanduíche com queijo de cabra e nozes (muito queijo e muitas nozes) e um café com leite para esquentar.
Uma das muitas fontes (Dan lendo mapa) - San&Dan
Antiga igreja atual museu da lapidação - San&Dan
Depois pegamos a Navette (microônibus) gratuita, que faz um percurso pelo centro e estacionamentos. No percurso, vimos uma lavanderia automática. Tomamos um ônibus, até o motorhome, e voltamos para lavanderia com duas sacolas de roupas sujas...
Este tipo de serviço de lavanderia, ainda raro no Brasil, é muito prático, pois em uma hora e meia (no máximo), toda a roupa estava lavada e seca (na secadora), por apenas €6,00.
Voltamos à boulangerie do almoço, para um saboroso doce com café e, depois, para o motorhome, felizes com toda a roupa limpa.
Palácio dos Arcebispos - San&Dan
Novo dia, sol e calor; fizemos os deságües, abastecemos e fomos pagar as diárias, numa máquina. Novamente, o “sistema” não aceitou nosso cartão.
Uma senhora holandesa, vendo nossa dificuldade propôs usar o cartão dela para pagar e nós lhe restituirmos em dinheiro. Benditas sejam estas pessoas atentas às dificuldades de outras.
Prático sistema de água/esgoto/esgoto wc  -  San&Dan
Fomos para a estrada e, como o percurso era longo, optamos pela pedagiada. Tira-se ticket na entrada na rodovia e, ao sair, faz-se o pagamento proporcional ao percurso realizado. Utilizamos as pedagiadas quando não existem cidades a visitar no percurso, pois os acessos distam cerca de 100km.

Porém, ao sair, novamente nosso cartão não foi aceito. Tentamos pagar em dinheiro. Mas a máquina não aceitou a nota de 20 euros (era uma nova emissão). Depois de muitas tentativas, incluindo o telefone de emergência, inserimos uma nota de 50 euros, aceitou mas recebemos o troco de 40 euros em moedas!
Saímos da autoestrada, e fomos conhecer a pequena cidade medieval de Sommières.
Ponte de Sommières - San&Dan
Sommières: cidade medieval, situada em entroncamento comercial, desenvolveu-se a partir da construção da ponte, na época. O Château, construído no alto do morro, era auto-sustentável e emitia suas próprias moedas. Ao longo dos anos, foi transformado em fortaleza militar, prisão, refúgio e isolamento de luteranos que não queriam se converter ao catolicismo. No início do séc. XX, foi moradia de pessoas pobres (cortiço?), até que finalmente, nos anos 1950, já tendendo à ruinas, foi inscrito como patrimônio. Desde então, tentam manter o que restou do castelo que, combinado com a cidade medieval, é atrativo histórico e turístico.
Estacionamento - San&Dan
Estacionamos fora da cidade (do outro lado do rio), com ponte e passarelas. Na parte histórica, ruelas e passagens curiosas, casario e linda torre do relógio.
Passagens estreitas e baixas - San&Dan
Outra passagem ... - San&Dan

A entrada da escadaria de 1765! - San&Dan
Torre do relógio (frente) - San&Dan
 Fomos ate a igreja St. Ponds (séc. XVI), muito bonita e decorada, mas totalmente às escuras, usamos flash que ajudou um pouco...
Igreja St. Ponds - San&Dan
Altar principal e laterais - San&Dan
Voltamos para motorhome, para almoçar, pois o castelo (Chateau) somente abriria às 14h.
Torre do relógio (fundos) - San&Dan
Rua de comércio - San&Dan
Outra porta de entrada na cidade - San&Dan
Passagens estreitando - San&Dan
O outro lado da ponte com pequena queda d'água - San&Dan
 Fizemos o longo percurso, sempre à subir, até chegarmos ao Chateau. Ali restam apenas a torre e a capela (recém restaurada); o restante em ruínas.
Vista do castelo ao longe - San&Dan
Parada para foto com camiseta do G7 - San&Dan

Antiga sala ogival - San&Dan
Uma das muitas seteiras de defesa - San&Dan

Pátio interior e parte externa da capela - San&Dan
Com sol escaldante, seguimos para Ales, onde havia Àrea de Serviços, mas o acesso exigia um cartão específico (solicitado por uma máquina de sistema automático). Desistimos.
Pela estrada - San&Dan
Rodamos até Bagnols-sur-Cèze, onde encontramos linda Área de Serviços gratuita. A experiência nos ensinou que, quando algo não dá certo, encontra-se algo melhor!
A visita à cidade fica para a próxima postagem.
Até logo!

Narbonne - San&Dan

Mauro & Silvana disse...

Lindos com a camiseta do G7.